AGROPECUÁRIA
A Fazenda Alliança Agroecológica se destaca em produção orgânica diversa

Este é o maior objetivo da Fazenda Alliança Agroecológica: levar comida saudável e de alta qualidade à mesa dos consumidores brasileiros.

Conheça o Café Durini.

O cheiro fresco do café passando é uma marca de toda casa brasileira, de norte a sul deste país continental e a história da Fazenda Alliança durante o período auge do café se destacou pela alta qualidade do grão produzido aqui. Aprendendo com os acertos do passado, retomamos esta produção de café orgânico de altíssima qualidade. Plantamos, colhemos, secamos, descascamos, selecionamos, torramos e moemos o café aqui na fazenda. Nosso trabalho é, ao máximo possível, totalmente manual, o que significa uma colheita de grãos somente maduros e um processo de seleção rigoroso e humano, sempre com total respeito à biodiversidade do meio ambiente e à saúde dos trabalhadores e consumidores, por isso estamos livres de agrotóxico. Assim, a produção do Café Durini é orgânica, pequena e diferenciada. Queremos que o frescor do campo acompanhe os melhores momentos das casas brasileiras.

Nossa horta orgânica é muito variada. Melhoramos a terra com adubação verde e vermicomposto produzido aqui mesmo na fazenda. Buscamos otimizar os espaços com rodízios de produção, consórcios de espécies e estamos sempre em busca de novas formas de adubação orgânica para obtermos o melhor das hortaliças. Cursos e palestras sobre agroecologia também fazem parte da rotina da nossa horta, tanto para visitantes quanto para os funcionários que trabalham com ela. Destacam-se na nossa horta as PANCs, Plantas Alimentícias Não-Convencionais. Elas surgem espontaneamente e incrementam a mesa de nossos turistas e compradores.

No estado do Rio de Janeiro, fomos pioneiros em produção de leite orgânico de búfala. Na fazenda, sempre se prioriza o conforto animal: nossas búfalas são tratadas, quando necessário, apenas com medicações naturais, são livres nos pastos, cada piquete tem lago para elas tomarem banho, as bezerras mamam o leite das mães. A ração delas como complemento alimentar nunca vem de fora, é produzida com capim e sorgo plantados na fazenda. Este cuidado na alimentação e no tratamento de saúde delas as deixam com o leite e a carne mais saborosos, ricos e sadios. Nosso leite é beneficiado na Vitalatte e o queijo proveniente do beneficiamento é distribuído em supermercados da cidade do Rio de Janeiro.

Associamos nossa produção agroecológica ao turismo e à história da fazenda para ensinar um pouco do know-how que adquirimos em agroecologia e para aprender com os consumidores e turistas que desfrutam de cada ingrediente da nossa terra.

Afinal, já somos certificados de orgânico pela Ecocert desde 2011 e recentemente pela IBD e estamos sempre em busca de avançar a produção agroecológica aqui na Fazenda Alliança e na região do Vale do Café.

© Fazenda Alliança Agroecológica 2020